Em 2001 a "vidinha mansa do interior" ficou pra trás. Veio a faculdade trazendo uma nova vida: a da "cidade grande". Na metade de 2005 no entanto, encarei o maior desafio. Estou em Londres agora. Novo país, nova vida. Um universo caotico e culturalmente rico a pulsar ao redor do antigo "garoto da roça". Neste diário, minhas impressões...

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

GRECIA - Athenas



Bom, dizer que a Gracia eh impressionante eh chover no molhado... um pleonasmo.
Mas oque acabou me impressionando mais foi a situacao do estado grego. Isso pra falar a verdade me deixou um pouco triste. Uma civilizacao que foi tao forte e poderosa, como pude observar pela universo das ruinas, hoje depende do turismo dos europeus que mesmo assim pouco gastam. As coisas sao baratas, a cidade tem cara de velha e feia e as pessoas nao aparentam muito dinheiro. Enfim, coisas do novo mundo no velho mundo...
Ja a Grecia Antiga...
Quem me conhece sabe que sou apaixonado por Historia Antiga e Arte. E qual outro lugar no mundo fora Roma e o Egito me proporcionariam apreciar muito disso in loco? So a Grecia, claro.
Aqui, pude ver de perto toda a engenhosidade de uma civilizacao, com sua arte, arquitetura, engenharia, politica, filosofia e crencas.
Ponto positivo: Para os muitos monumentos e templos, a Agora Romana (da colonizacao de Cesar) e Grega, a Acropole no topo da montanha (fotos) e dos muitos sitios arqueologicos espalhados pela cidade.
Ponto negativo: Para a comunicacao. Na rua, poucas pessoas falam ingles. E poucas falam outro idioma senao o grego. Algumas placas inclusive sao escritas apenas no alfabeto grego. Um pouco complicado de se virar. No fim, alguns conhecimentos de italiano e espanhol ajudaram muito pela proximidade com a Italia e pelo passado de unioes.